ROMA, 15 de nov de 2005 às 17:10
Desde 22 de outubro vem se realizando na Cidade Eterna a mostra intitulada "João Paulo II em Roma", organizada pelo Vicariato de Roma e o Município da mesma no Complexo do Vitoriano. Com o passar do percurso a mostra "relata" o que foi a relação do defunto Pontífice com a Capital do Catolicismo desde seus anos como estudante até os últimos dias de seu papado.
Percorrendo a exposição se podem distinguir diversas etapas que vão mergulhando o visitante na vida do Papa Polonês durante sua passagem pela Cidade Eterna.
A mostra está constituída por numeroso material áudio-visual e diversos artigos usados pelo anterior Pontífice em diversas ocasiões de sua vida.
Ao entrar por um corredor escuro podem ser apreciadas imagens da quilométrica fila de fiéis para dar o último adeus ao Papa Polonês, que esteve exposto por 4 dias.
No percurso podem ser apreciadas referências a sua primeira passagem por Roma quando se preparava para o sacerdócio na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, e entre os documentos expostos figuram sua caderneta de notas, sua tese de graduação, cartões pessoais, entre outras.
É também significativo o ambiente dedicado ao Concílio Vaticano II e a eleição ao pontificado, ambos os eventos documentados com vídeos, fotografias, as urnas para a votação, a lista de cardeais que usaram o então cardeal Wojtyla, entre outros detalhes.
Em seguida as pessoas podem ver um amplo material fotográfico, proveniente do serviço fotográfico do Osservatore Romano, e mais de 4 horas de filmagem, concedidas pelo Centro Televisivo Vaticano.
A seção de fotos expressa diversas entrevistas anuais de João Paulo II, entre elas a tradicional Via Sacra no Coliseu Romano, suas visitas à Sinagoga de Roma, visita o cárcere do Regina Coeli assim como diversas jornadas com crianças, doentes e jovens.
Deste modo grandes cartazes estão suspensos ao longo das paredes contendo entrevistas de seu livro Dom e Mistério, uma autobiografia do Pontífice que cobre sua vida até o momento de sua ordenação sacerdotal.
Uma delas contém, não uma entrevista do livro mencionado, mas sim a homilia completa do Papa Bento XVI, então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Decano do Colégio Cardinalício, o Cardeal Joseph Ratzinger, que deu no dia do funeral destacando a resposta generosa do Servo de Deus João Paulo II ao chamado de Cristo a segui-lo.
Entre os artigos expostos estão o solidéu que usou durante o Conclave do ano 1978; o hostentório usado na tradicional festa do Corpus Domini para o transporte da hóstia da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, até a Basílica da Santa Maria Maior; a cruz pastoral que levou durante a exposição da salma; o Evangelho que esteve sobre seu ataúde no dia do funeral, etc.
O ingresso à amostra é totalmente gratuito e durará até 8 de janeiro do seguinte ano.